Parabéns, MédioTejo21!

É com grande prazer e honra que me junto às comemorações do décimo aniversário da MédioTejo21.

Celebram-se hoje os dez anos de existência desta Agência que tem colocado a Região na linha da frente dos desafios da atualidade – da sustentabilidade energética e climática e da transição para uma economia de baixo carbono.

Dez anos são um importante marco, uma oportunidade para refletir sobre o caminho que percorremos até agora e para olhar para a estrada adiante.

Desde a génese desta Agência – Médio Tejo21 – temos o objetivo de contribuir de forma determinante para a sustentabilidade energética e climática na nossa região – assim era em 2009, assim é em 2019 e assim será nos anos vindouros.

Os associados da MédioTejo21 enfrentam desafios comuns. Desde sempre, a MédioTejo21 tem sido o parceiro chave na definição de soluções demonstrando que temos mais sucesso quando cooperamos, face a objetivos e metas comuns. Apoiando-se numa equipa jovem, dinâmica e aguerrida e em parcerias estratégicas, a Agência tem marcado a eficiência energética regional. São disto exemplo, os vários projetos que por iniciativa própria ou em parcerias tem implementado na sua área de intervenção, como iluminação pública, solar fotovoltaico, projetos integrados para edifícios, baterias de condensadores, variadores de velocidade, instalações semafóricas, nós de rede para controlo e gestão de consumos, eficiência energética nas habitações sociais e iluminação de edifícios públicos. De igual forma as ações promovidas junto de escolas, associações e IPSS’s, ajudaram a abrir a Agência à comunidade e a colocar ao dispor desta os nossos serviços e conhecimento. Também a presença nos fóruns mais relevantes ao nível regional, nacional e europeu, como a realização do Fórum Internacional da Mobilidade Sustentável, que teve lugar no passado dia 17 de maio, no Entroncamento, é um forte exemplo da excelência que queremos como marca.

Nestes dez anos de existência a MédioTejo21 tem sido, uma plataforma de apoio à região, contribuindo para promover a sustentabilidade e inovação, dinamizando a atividade económica e contribuindo para um desenvolvimento global e sustentável.

E assim pretende continuar, com o contributo de todos, com o apoio de todos.

Muito obrigado a todos,
Parabéns, MédioTejo21!

Jacinto Lopes, Presidente do Conselho de Administração da MédioTejo21