Newsflash 13
Instalação de VEV's
Ao abrigo da medida aprovada pelo PPEC 2013-2014 - Variadores eletrónicos em piscinas municipais - a MédioTejo21 deu início ao processo de instalação destes equipamentos. Os variadores eletrónicos de velocidade vão proporcionar ganhos em eficência energética em 39 máquinas das 17 piscinas onde decorrerão as intervenções.
As primeiras instalações decorreram nos passados dias 4 e 5 de Setembro, na piscina de Sardoal e de Proença-a-Nova, respetivamente. São já assinaláveis as poupanças diárias nestas piscinas.
Ao longo do mês de Setembro continuarão a ser instalados equipamentos nas piscinas de Mação, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere, Barquinha, Sertã e Alcanena, esperando-se que no mês de Outubro se proceda à instalação dos equipamentos nas restantes piscinas municipais dos associados da MédioTejo21, ficando a região mais eficiente energeticamente.
Plano de Ação Regional para a Energia Sustentável
Foi aprovado por unanimidade, na reunião do Conselho Intermunicipal da Comunidade intermunicipal do Médio Tejo do passado dia 5 de Setembro, o Plano de Ação Regional para a Energia Sustentável, em resultado da adesão regional ao Pacto Europeu de Autarcas.
Em Março de 2013 a CIMT aprovou a adesão regional ao Pacto Europeu de Autarcas, com os Municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. No passado dia 5 de Setembro foram incluídos os municípios que recentemente integraram a CIMT, Sertã e Vila de Rei.
No âmbito da realização do Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética, foram definidas diversas medidas de sustentabilidade energética cuja implementação permitirá o cumprimento do compromisso de redução de pelo menos 23% das emissões da região até 2020.
A adesão ao Pacto Europeu de Autarcas, a realização do PAES e a respetiva implementação articulam com a formulação de estratégias de desenvolvimento sustentável, de atratividade e competitividade regional. A implementação das medidas de sustentabilidade energética atua como um ativo regional na atração de inovação, recursos, investimento e emprego. Neste quadro, a adesão ao Pacto Europeu de Autarcas constitui um passo significativo na afirmação da região e no reforço do seu contributo para a projeção da região do Médio Tejo.