Newsflash

Newsflash 31






Projeto PIEE – Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS

Terminou no dia 30 de setembro, a Fase II do concurso do Projeto PIEE – Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS- Instituições Particulares de Solidariedade Social, no qual serão distinguidas a nível nacional, as três IPSS que alcançarem uma maior redução dos seus consumos de energia.

A MédioTejo21 foi a entidade regional que formou os Coordenadores Internos de Energia das doze IPSS da região inscritas no programa, e que, para as duas IPSS que passaram à segunda fase deste programa, elaborou as fichas de pré-diagnóstico, relatórios da situação energética atual e elaborou o Plano de Ação de Eficiência Energética com propostas de medidas de melhoria a implementar nas instalações das IPSS, com vista à redução da sua fatura de energia.


MédioTejo21 acolhe Ação de Capacitação sobre energia elétrica

A MédioTejo21 e a DECO – Delegação Regional do Ribatejo e Oeste, estão a promover a Ação de Capacitação: "FATURA AMIGA: Damos + que umas luzes”. A iniciativa decorre no dia 17 de outubro, na sede da Agência Regional MédioTejo21, em Abrantes, das 14h00 às 18h00.

Esta ação é dirigida a técnicos de instituições que prestam apoio a utentes, com o objetivo de explicar de forma clara e detalhada a fatura de eletricidade. Esta iniciativa permite aos técnicos adquirir novas ferramentas na área de gestão de recursos energéticos, de forma a apoiar mais eficazmente os seus utentes.

Para conhecer mais detalhes sobre este assunto, basta aceder à página www.fatura-amiga.pt


StartUP Voucher

StartUp Voucher é uma das medidas da StartUP Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, que dinamiza o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia, promovidos por jovens dos 18 aos 35 anos.

São elegíveis os projetos que se enquadrem numa das seguintes tipologias:
a) Projetos de empreendedorismo inovador e qualificado que promovam respostas inovadoras aos desafios sociais e societais e contribuam para a alteração do perfil produtivo da economia;
b) Projetos de empreendedorismo inovador e criativo que promovam respostas inovadoras aos desafios sociais e societais e incluam as atividades das indústrias culturais e criativas;

O período de candidaturas decorre até às 18 H de 26 de novembro de 2020, com candidaturas em contínuo, sendo que a primeiro cut off date é 26 de novembro de 2019.

A MédioTejo21 propõe-se a apoiar iniciativas inovadoras, nomeadamente na preparação de candidatura ao StartUP Voucher. Contacte-nos pelo 241105760 ou pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Aviso 21 – Administração Pública Eficiente

No âmbito do Aviso 21, que atualmente se encontra em período de reembolso, a MédioTejo21 elaborou e submeteu as candidaturas para os seus Municípios associados, com medidas que promovem a melhoria do desempenho energético, como a substituição para LED da iluminação da nave das piscinas, substituição para LED da iluminação do terreno de jogo e bancadas de pavilhões desportivos e substituição de unidades de desumidificação e tratamento de ar de piscinas e outros edifícios municipais.

As nove candidaturas aprovadas perfazem um total de €194.711,55 de financiamento captado para a região, estimando-se que a redução em termos energéticos seja de 316.965 kWh, que equivalem a 81.143 tonCO2 não emitidas.


Aviso 25 – Eficiência energética nos edifícios

A MédioTejo21 elaborou e submeteu no âmbito do Aviso 25 do Fundo de Eficiência Energética (FEE), 40 candidaturas, num total de 28 beneficiários, o triplo das candidaturas submetidas no último Aviso. As medidas candidatadas, para janelas eficientes, sistemas solares térmicos, entre outras, representam um investimento total superior a 150 mil euros, com taxas de financiamento entre os 35% e os 60%.

Com o objetivo de otimizar as condições de uso e consumo de energia do edificado nacional, o Aviso 25 pretende contribuir para o uso racional de energia, num setor que representa cerca de 30% do total de energia em Portugal. Com uma dotação orçamental de 3,1 milhões de euros, este aviso, que se encontra agora em fase de avaliação, visa financiar medidas de eficiência energética, por parte dos cidadãos e das empresas, que conduzam à melhoria do desempenho energético dos edifícios existentes.